Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

MORREU UMBERTO ECO















Na noite entre 19 e 20 de fevereiro de 2016 morreu o intelectual Umberto Eco, desencadeando certa comoção no Facebook, semelhante a do falecimento de Bowie. Claro, não nas mesmas proporções.

Geralmente, quando morre uma celebridade eu me abstenho de comentar qualquer coisa nas redes sociais, a menos que seja pra me arrear com quem se comove. Como é justamente este o caso agora, então lá vai: Dessa vez morreu o italiano Umberto Eco, que é mesmo um intelectual sub-celebridade. Escreveu aquele livro que virou aquele filme, mas não canta nem joga futebol e é menos famoso que David Bowie. De fato, o impacto do seu falecimento nas redes sociais é muito menor que o do Bowie. E é justamente este tipo de impacto que me motiva a escrever.
Apesar das publicações diversas que ninguém vai começar a ler na euforia do luto, o Eco tem uma frase que está demonstrando potencial pra virar meme nos próximos dias: as redes sociais deram o direito de fala a uma legião de idiotas. Ora, não sou eu, jovem pretensioso, que o digo; foi este velhinho camarada, especialista do campo da Lingüística, Semiologia e Filosofia. Muitas pessoas têm resgatado esta citação nos comentários, como o deputado Jean Willys ou o Leonardo Sakamoto. Eco pensa que num ambiente em que todos têm o mesmo espaço (como a web) o idiota acaba sendo elevado a "portador da verdade" por ser um fiel representante da maioria. E este idiota terá o mesmo direito à palavra que um nobel. Bem, não é uma perspectiva muito democrática, mas faz algum sentido.
Um dos pontos que me motiva a traçar esta reflexão é ficar sempre um pouco impressionado em notar como o impacto da morte de um artista pop é muito maior nas redes sociais que a de qualquer intelectual. Isso se relaciona de maneira um pouco irônica com a tal citação do Eco, já que faz parecer que os profissionais do entretenimento têm alguma relevância fundamental na manutenção da sociedade. Não me entendam mal, eu sou músico. Também sei que a vida humana não tem preço. But first things first.


© obvious: http://obviousmag.org/cinema_e_sociedade/2016/02/morreu-umberto-eco.html#ixzz414W41ufh 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook


Fonte: http://obviousmag.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário