Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016
















O ANJOS DE SODOMA

Eu vi os anjos de Sodoma escalando
         um monte até o céu
E suas asas destruídas pelo fogo
         abanavam o ar da tarde
Eu vi os anjos de Sodoma semeando
prodígios para a criação não
perder seu ritmo de harpas
Eu vi os anjos de Sodoma lambendo
         as feridas dos que morreram sem
         alarde, dos suplicantes, dos suicidas
         e dos jovens mortos Eu vi os anjos de Sodoma crescendo
         com o fogo e de suas bocas saltavam
         medusas cegas
Eu vi os anjos de Sodoma desgrenhados e
         violentos aniquilando os mercadores,
         roubando o sono das virgens,
         criando palavras turbulentas
Eu vi os anjos de Sodoma inventando a
loucura e o arrependimento de Deus

Roberto Piva

ROBERTO PIVA
(1937-2010)

Nasceu em São Paulo em 1937. Poeta, autor de livros como Paranóia (1936), 20 poemas com brócoli (1981) e Ciclones (1997).
Roberto Piva é um dos maiores nomes da poesia contemporânea no Brasil. Já tentei contato com ele desde a remota Brasília mas não foi possível... O Cláudio Willer garante que ele não frequenta a web nem é usuário corrente de e-mails. Melhor para ele que reserva seu tempo para suas alucinações poéticas. A blogosfera é uma prática sadomasoquista que contaminou toda uma geração e subjugou cérebros e comportamentos. Mas quero homenageá-lo e expô-lo sobremaneira para os nossos colegas hispânicos, para que o conheçam e o reverenciem como nós. Os poemas a seguir me foram cedidos pelo nosso querido amigo José Angel Leyva, diretor de ALFORJA – revista de poesia que ele edita em Ciudad de México. Os textos foram originalmente selecionados e enviados por Floriano Martins e saíram no número XIX de 2001, mas não estão disponíveis na web. Quem quiser ler – e deve!!! – os poemas de Roberto Piva em português que vá diretamente à fonte:


ANTONIO MIRANDA, julho 2007


Roberto Piva faleceu no dia 3 de julho de 2010, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário